O que é tradição?

As vezes a ignorância em relação a certos termos usados pelas ciências humanas são tão amplamente exaltados que nós nos sentimos obrigados a ofertar um pouco de conhecimento aos que  buscam. Ultimamente eu vi que o termo tradição foi considerado inimigo da razão. Ora, isso acontece por se prenderem ao termo somente quando se refere a tradição religiosa. Visto que uma imagem circulando no Facebook mostra islâmicos marcando seus filhos em sua cabeça a ponto de sangrá-los. Não devemos usar nossa ignorância ou não aceitação numa crença como juiz supremo.

Tradição Islâmica divulgada por compartilhamentos no Facebook

Mas tradição vai além disso. Tudo que nos guardamos em nossas vidas em momentos especiais são tradições. A noiva casar de branco, reunião de família no aniversário de vó Filomena, vestir branco no ano novo, comer peru no natal, etc…

Noiva casando de branco, tradição.

Tradição é o perpetuar de um costume pelas gerações e passa-los e torná-los a base de formação de um grupo, comunidade, cidade, pais, família…

Igreja Católica, Maçonaria, Ordem DeMolay, Budismo, Xintoísmo, etc… Todas estas organizações tem tradições que são passados aos seus seguidores.

Estava vagando pela net quando me deparei com um texto (segue abaixo) que fala um pouco sobre tradição. Acredito eu que vale a pena dar a conhecer mesmo sem saber o autor.

________________________________________________________________________________________

O termo tradição vem do latim, do verbo “tradere” (traditio, traditionis) que significa trazer, entregar, transmitir, ensinar. Logo, tradição é a transmissão de fatos culturais de um povo, quer de natureza espiritual ou material, ou ainda, é a transmissão dos costumes de pais para filhos no decorrer dos tempos, ao sucederem-se as gerações. É a memória cultural de um povo. É um conjunto de ideias, usos, memórias, recordações e símbolos conservados pelos tempos, pelas gerações, sendo assim a eterna vigilância cultural.

A tradição, muito embora não seja uma ciência, está dividida em:

* TRADIÇÃO HISTÓRICA : que se destina a transmissão da memória de fatos ou de vultos notáveis e é preservada de duas importantes formas: através de documentos, tais como cartas, biografias, calendários, anais, compêndios e outras formas; bem como através de monumentos como restos, vestígios, túmulos, palácios, obras de arte, brasões, moedas e outros.

* TRADIÇÃO POPULAR : destina-se ao registro dos fatos culturais que são preservados pela oralidade ou mesmo pela aceitação coletiva.

Vejamos :

Tradição histórica é folclore? Não

Tradição popular é folclore? Sim

Hélio Rocha, diz:

“Tradição não é simplesmente o passado.

O passado é o marco.

A Tradição é a continuidade.

O passado é o acontecimento que fica.

A Tradição é o fermento que prossegue.

O passado é a paisagem que passa.

A Tradição é a corrente que continua.

O passado é a mera estratificação dos fatos históricos já realizados.

A Tradição é a dinamização das condições propulsoras de novos fatos.

O passado é estéril, intransmissível.

A Tradição é essencialmente fecundadora e energética.

O passado é a flor e o fruto que findaram.

A tradição é a semente que perpetua.

O passado é o começo, as raízes.

A Tradição é a seiva circulante, o prosseguimento.

O passado explica o ponto de partida de uma comunidade histórica.

A tradição condiciona o seu ponto de chegada.

O passado é a fotografia dos acontecimentos.

A tradição é a sua cinematografia.

Enfim: Tradição é tudo aquilo que do passado não morreu.”

Barbosa Lessa em seu trabalho “Caráter Cíclico do Tradicionalismo”, referindo-se a tradição, assim diz: “Um culto que se renova. … Na etapa seguinte ao influxo da II Guerra Mundial, quando Jean-Paul Sartre intrigava os espíritos com sua filosofia existencialista, foi um outro jovem, Paixão Côrtes, com 19 anos, que, entre extrair o ser do nada ou extraí-lo da Tradição – uma vivência coletiva e real – preferiu convocar os seus colegas ginasianos para a ação afirmativa no Departamento de Tradições Gaúchas do Colégio Júlio de Castilhos…

Antonio Augusto Fagundes referindo-se a tradição diz: “Em Direito, tradição significa entrega. Em seu sentido mais amplo, que é o que interessa para o presente estudo, tradição quer dizer o culto dos valores que os antepassados nos legaram. Todo o grupo social, toda a nação tem sua própria escala de valores e é essa escala que torna os povos distintos entre si.”

Glaucus Saraiva, na obra Manual do Tradicionalista, diz: “Tradição é o todo que reúne em seu bojo a história política, cultural, social e demais ciências e artes nativas, que nos caracterizam e definem como região e povo. Não é o passado, fixação e psicose dos saudosistas. É o presente como fruto sazonado de sementes escolhidas. É o futuro, como árvore frondosa que seguirá dando frutos e sombra amiga às gerações do porvir”.

Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes, na obra “Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul”, referindo- se a tradição gaúcha, assim define: “Tradição Gaúcha significa o rico acervo cultural e moral do Rio grande do Sul, no campo literário, folclórico, musical, usanças, adagiário, artesanato, esportes e atividades rurais”.

Salvador Ferrando Lamberty referindo- se a tradição gaúcha diz: “Essa tradição, que nasceu nos galpões de campanha, chegando às cidades, conquistando todas as classes sociais, é o pedestal do ideal libertário do sulino”.
____________________________________________________________________________________________

Com isso eu digo, se não gostas de tradição, se você não vê nada de bom nisso. Cara, pare o mundo e desça por que com certeza você desconhece que carrega em si um amontoado de tradições sem saber.

Anúncios

Sobre O Gerente

Graduado em História pela Universidade Católica de Pernambuco, estudioso das áreas da Filosofia, Sociologia, correntes religiosas e da História da Igreja. Extrovertido e Nerd, eterno buscador do conhecimento e das virtudes humanas.

Publicado em 23 de janeiro de 2012, em A Bodega, Mundo. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Eu gostaria de saber a biliografia dessa citação de Hélio Rocha por favor, se você tiver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: