195 anos de Revolução Pernambucana de 1817

Durante um período de crise econômica, de ferrenha pressão do absolutismo monárquico e com a presença das idéias iluministas , os pernambucanos se mobilizam em todas as camadas e se voltaram contra tal situação.
No dia 06 de Março do ano de 1817 a então Revolução dos Padres, mais conhecida como Revolução Pernambucana, estourou.

No início derrotamos as tropas imperiais. Mas depois fomos derrotados.

Mesmo depois sendo os idealistas e líderes presos e mortos nossos antepassados não abaixaram a cabeça diante o Governo opressor. E deste movimento nasceu a nossa belíssima bandeira.

A cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu pernambucano; a cor branca representa a paz; o arco-íris (verde, amarelo, vermelho) representa a união de todos os pernambucanos; a estrela caracteriza o estado no conjunto da Federação, que na bandeira nacional é representado por Denebakrab; o Sol é a força e a energia de Pernambuco; finalmente, a cruz representa a fé na justiça e no entendimento.

Tenhamos nós PERNAMBUCANOS, e por que não BRASILEIROS, a força e vontade de lutar por aquilo que acreditamos ser o bom e justo a todos. Sejamos verdadeiros Leões Coroados que ao se sentirem ameaçados rugem para fazer com que fujam nossos inimigos e opressores.

“Salve! Oh terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal!
Nova Roma de bravos guerreiros
Pernambuco, imortal! Imortal!”

Anúncios

Sobre O Gerente

Graduado em História pela Universidade Católica de Pernambuco, estudioso das áreas da Filosofia, Sociologia, correntes religiosas e da História da Igreja. Extrovertido e Nerd, eterno buscador do conhecimento e das virtudes humanas.

Publicado em 7 de março de 2012, em A Bodega, Brasil, Meu Pernambuco. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: