Primeira Travessia do Atlântico Sul

Quando andamos pela cidade do Recife, vemos várias praças, por menores que sejam, que com seus monumentos algumas passam despercebidos. E com certeza uma que fica na Praça 17 é uma delas. Embora ela seja comemorativa a Revolução Pernambucana de 1817, devido a Rua do Imperador ela foi dividida em duas.

Homenagem em Recife aos aviadores

Homenagem em Recife aos Aviadores

Numa delas que fica mais próximo ao rio Capibaribe podemos ver um homem de asas e dois bustos abaixo. O monumento fora erguido aos portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho em comemoração a primeira travessia do Atlântico feita por aeromodelo em 1922. No alto, a estátua de bronze de Ícaro. Mas quem foi Sacadura Cabral?

Oficial da Armada e aviador português, Artur de Sacadura Freire Cabral Júnior nasceu a 23 de abril de 1881em Celorico da Beira e morreu de desastre no Mar do Norte em novembro de 1924. Serviu nas colônias ultramarinas no decurso da Primeira Guerra Mundial, foi um dos instrutores iniciais da Escola Militar de Aviação, diretor dos serviços de Aeronáutica Naval e comandante de esquadrilha na Base Naval de Lisboa.

Cabral e Coutinho

Unanimemente considerado um aviador distintíssimo, pelas suas qualidades de coragem e inteligência, notabilizou-se a nível mundial, ultrapassando as insuficiências técnicas e materiais que na época se faziam sentir.

Realizou diversas travessias aéreas memoráveis, notabilizando-se especialmente em1922, ao efetuar, juntamente com Gago Coutinho, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Gago Coutinho e Sacadura Cabral foram aclamados, em Portugal e no Brasil, por este feito, tornando-se objeto de múltiplas homenagens. Uma das mais significativas, mas ocorrida já postumamente, foi à iniciativa do Banco de Portugal de colocar as efígies dos dois navegadores em papel-moeda.

A evocação do passado, com a descoberta do Brasil, em 1500, passou a ser uma referência obrigatória no quotidiano dos protagonistas e observadores da heroica viagem.

Efigie de Coutinho

Referência ao Passado e ao Presente entre os desbravadores portugueses

Após a jornada, Ambos foram recebidos como verdadeiros heróis em Lisboa e são reverênciados como novos descobridores do Brasil.

Sacadura por ter o sobrenome Cabral, muitas vezes é tido mesmo como o DECOBRIDOR DO BRASIL!!

Homenagem em Lisboa

Anúncios

Sobre O Gerente

Graduado em História pela Universidade Católica de Pernambuco, estudioso das áreas da Filosofia, Sociologia, correntes religiosas e da História da Igreja. Extrovertido e Nerd, eterno buscador do conhecimento e das virtudes humanas.

Publicado em 13 de maio de 2012, em A Bodega, Brasil, Meu Pernambuco, Mundo. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: